Já tenho um automóvel elétrico

Mude já para um tarifário de mobilidade

CONSULTE OS TARIFÁRIOS DOS COMERCIALIZADORES DE MERCADO LIVRE QUE CONTEMPLAM A MOBILIDADE ELÉTRICA

Os comercializadores de eletricidade em regime de mercado já disponibilizam ofertas que contemplam a mobilidade elétrica, aliando o carregamento em casa com o carregamento na estrada, por exemplo em postos de carregamento rápido.

 

Ver Tarifários

Cuidados a ter

Informação útil para que possa carregar o seu veículo de forma mais eficiente

4 Passos importantes para carregar o seu veículo

Pode carregar o seu veículo diretamente à tomada ou em alternativa a uma Wall box que poderá pedir a um dos vários CEME disponíveis.

Tenha atenção à potência que deverá contratar. O carregamento do seu veiculo elétrico funciona com um equipamento ligado à corrente. A potência contratada aconselhada para carregar um veiculo elétrico em casa é de 10,35 kVA.

Se carregar o seu veiculo durante a noite, deverá também ter em consideração que uma tarifa bi-horária é o mais vantajoso para si, uma vez que aproveita as horas em que a energia elétrica está mais barata.

O tempo de carregamento em casa depende de vários fatores, nomeadamente a capacidade da bateria, os amperes escolhidos para o carregamento e se tem ou não uma Wall box. Sem uma Wall box o carregamento poderá durar até 12h, com Wall box pode reduzir para menos de 7h.

Os comercializadores de eletricidade em regime de mercado já disponibilizam ofertas que contemplam a mobilidade elétrica, aliando o carregamento em casa com o carregamento na estrada, por exemplo em postos de carregamento rápido. Veja aqui os tarifários ou faça uma simulação.

COMO CARREGAR UM VEÍCULO ELÉTRICO

Carregar um veículo elétrico é simples e prático

Escolha e estabeleça um contrato com um comercializador de mobilidade elétrica (CEME), e irá receber, em casa, o cartão para que possa carregar o seu veículo elétrico.

Encontre um posto de carregamento. Não se esqueça de verificar se permite carregamento rápido e se dispõe do seu tipo de tomada. Deve ter atenção ao tipo de carregamento (normal, rápido ou ultra-rápido) uma vez que quanto mais rápido for, maior será a taxa OPC a pagar. À semelhança do que acontece com os veículos a combustão interna, o carregamento em postos na autoestrada são normalmente mais caros (devido à taxa OPC).

Ao dirigir-se ao posto de carregamento, identifique-se com o cartão ou através de uma App para que o carregamento seja faturado pelo seu CEME ao preço que contratou que acrescerá o custo de utilização do posto de carregamento.  Ligue a tomada ao carro, para iniciar o carregamento.

O local, a hora, o tipo de carro e o tipo de carregador influenciam o preço final do carregamento. Não é aconselhável um híbrido Plug-in carregar num posto de carregamento rápido e/ou ultra-rápido pois o carregamento será mais caro por uma quantidade de energia muito pequena.

Para os carros 100% elétricos, deve-se ter em consideração a capacidade de carregamento, da bateria e a capacidade de entrega do posto de carregamento (por vezes, pode não ser viável efetuar o carregamento num posto ultra-rápido, devido à taxa OPC).

O seu veículo está a carregar. A autonomia depende do tempo de carga  e do tipo de carregador utilizado (normal ou rápido).

Quanto tiver a carga pretendida, passe o cartão no posto de carregamento para terminar o carregamento e depois retire a a ficha do veículo. Consulte os Parâmetros e as Tarifas da Entidade Gestora da Rede de Mobilidade Elétrica para 2021 aqui.

Serviços disponíveis para carregamento

CONSULTE NO MAPA A REDE DE POSTOS DE CARREGAMENTO

A Rede MOBI.E já se encontra em mais de 50 Municípios de Portugal. Consulte o mapa de postos MOBI.E para encontrar um posto de carregamento e aferir a sua disponibilidade.

Comercializadores

Lista de comercializadores que incluem benefícios para mobilidade

Faça já a sua simulação