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Contadores Inteligentes

Os contadores inteligentes foram desenvolvidos com o principal objetivo de acabar com as estimativas nas faturas de eletricidade. Desta forma, uma das vantagens destes contadores é o facto de permitirem que a comunicação de leituras ao Operador de Rede de Distribuição (ORD) seja feita de forma remota e automática. Todavia, podem trazer muitas outras mudanças favoráveis para os consumidores.

Já possui um contador inteligente de eletricidade em sua casa?

Os contadores inteligentes de eletricidade têm sido instalados por todo o país, mas deverá ter em atenção que, se ainda não recebeu uma SMS por parte da EDP Distribuição a indicar que o seu equipamento já se encontra em funcionamento, deve continuar a comunicar mensalmente as leituras do seu contador.

Atualmente já foram instalados um milhão de contadores de última geração e prevê-se que até ao 2022 sejam instalados contadores em todas as instalações. [Fonte: EDP Distribuição, SA.]

No caso da eletricidade, os ORD devem efetuar as leituras nos locais de consumo com um intervalo entre as duas leituras não superior a 3 meses e no caso do gás natural a 2 meses.

Dado que por vezes é impossível o acesso a alguns contadores quando por exemplo, o contador está instalado no interior da habitação ou de prédios, é importante informar que, se após uma tentativa de leitura não for possível efetuar o registo, poderá ter o seu fornecimento interrompido. De acordo com o nº2 do artigo 269.º do Regulamento de Relações Comerciais (RRC) de 2017, publicado pela ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, se uma instalação se encontra à 6 meses consecutivos sem registo de uma leitura no caso da eletricidade e à 2 meses no caso do gás natural, o operador de rede deverá promover a realização de uma leitura extraordinária com o pagamento por parte do cliente. Na impossibilidade de acordo com o cliente e do serviço e após uma notificação prévia, o cliente poderá ter o seu fornecimento interrompido.

Quais são as vantagens de ter este contador na sua habitação?

Em operação, os contadores inteligentes permitem a comunicação de leituras remotamente e automaticamente ao ORD pelo que visa a melhoria na qualidade de todos os serviços prestados.

Estes contadores possibilitam o registo de leituras em intervalos de tempo (até 15 minutos) pelo que através do envio automático de leituras é possível que a fatura de eletricidade seja feita sem estimativas – o consumidor paga a energia que consome e sabe com exatidão quanto gastou efetivamente no determinado período de faturação.

Caso o consumidor queira mudar de comercializador de eletricidade, é enviada uma leitura real no momento da mudança ao comercializador novo e ao cessante. O consumidor não têm de comunicar uma leitura ao ORD durante o período de mudança, pelo que a mesma é feita de forma correcta e coerente.

Como passa a existir o acesso e registo de informação em pequenos intervalos de tempo, é possível o tratamento de dados de consumo e informação pormenorizada sobre o seu perfil de consumo, ajudando assim na tomada de decisões como por exemplo, na escolha do seu tarifário e ciclo horário.
Sendo que é possível o acesso remoto, outra das vantagens é que não sendo necessário ir ao local, é possível para efetuar um conjunto alargado de operações tais como (i) alteração de potência contratada, (ii) parametrização de ciclos tarifários, (iii) alteração de titularidade com leitura real e sem necessidade de agendamento, (iv) informações sobre o equipamento e (v) interrupção e religação automáticas de serviço.

Como posso ter um contador inteligente em minha casa?

Os contadores inteligentes são instalados por critérios geográficos acordados pelo ORD com a ERSE. Existindo também um número limitado de contadores à disposição dos comercializadores para instalação nos seus clientes.

 

1. Os consumidores terão de aguardar a recepção de um aviso da sua instalação por parte da EDP Distribuição;

2. Após o aviso, o cliente agenda a substituição do contador;

3. O técnico retira a última leitura do antigo contador e instala o novo contador;

4. O cliente recebe uma comunicação quando o contador começar a operar em telecontagem.

Aos consumidores que ainda não tenham um contador a operar remotamente, aconselhamentos a comunicar as suas leituras mensalmente e diretamente ao ORD.

Porque devo fazer mensalmente a leitura do meu contador?

Muitas vezes a periocidade com que são efetuadas as leituras não parece ser suficiente e a fatura de energia é baseada numa estimativa até existir uma leitura real do contador, ou até que esta seja providenciada pelo cliente.

A fatura de “acerto” de consumos que contêm por fim a leitura real é muitas vezes elevada ou desajustada ao consumo desse mês.

Comunicação de leituras

Para comunicar a leitura de eletricidade ao Operador de Rede de Distribuição, no caso da EDP Distribuição pode:

1. Comunicar diretamente no site da EDP Distribuição para comunicação de leituras;

2. Ligar para o 800 507 507 chamada grátis e disponível 24h;

3. Aceder à App EDP Distribuição disponível para qualquer smartphone Android ou iOS.

Na impossibilidade de comunicação de leituras ou na existência de problemas relativamente a determinadas situações, tais como acertos de faturação, é importante salientar que os comercializadores são obrigados, nestas situações, a disponibilizar aos seus clientes planos de pagamento.

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