Que ciclos horários existem?

Os ciclos horários definem os períodos do dia em que é cobrada a tarifa mais reduzida e a tarifa mais elevada (excepto se o cliente tiver contratado uma tarifa simples). Existem duas opções: um ciclo diário para quem tem um consumo de eletricidade homogéneo ao longo da semana, e um ciclo semanal para quem usa a eletricidade com maior intensidade aos fins de semana.

 

Quais são as diferenças entre os dois ciclos?

Os dois ciclos disponíveis, diário e semanal, apresentam diferentes períodos em que poderá beneficiar de uma tarifa reduzida. Assim, tendo em consideração o seu perfil de consumo, deverá optar pelo ciclo que lhe permita maximizar o nível de poupança.

  • O ciclo diário têm o preço de energia mais económico é das 22h até as 8h (igual para todos os dias da semana inclusive fins de semana).
  • O ciclo semanal têm o período mais económico das 00h às 7h de segunda a sexta e domingo durante todo o dia. No sábado difere no horário de verão e de inverno: o período mais economico no inverno é das 13h às 18h30 e das 22h às 9h30 e no verão das 14h às 20h e das 22h às 9h.

Para cada ciclo horário (diário ou semanal) há diferentes períodos horários que estão relacionados com a procura de eletricidade:

  • Ponta – altura com procura mais elevada;
  • Cheias – altura com procura em níveis intermédios;
  • Vazio – altura com procura de energia mais baixa.

Os clientes com tarifa tri-horária têm 3 períodos, horários. (Ponta, Cheias e Vazio).

Os clientes com tarifa bi-horária têm dois períodos, Vazio e Fora de Vazio (Ponta + Cheias).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *